Influence of an Intervention on the Motor Coordination of Children from 5-6 Years
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n4p386-9Resumo
Abstract
In Infant Education the presence of the Physical Education teacher is not legitimized by law yet, however the literature evidences how the motor experiences are important during childhood. The varied interactions and deprivation of experiences have the potential to influence the child’s development. Thus, the objective of the study was to determine the effects of a pedagogical intervention of Physical Education, on the motor coordination of children from 5-6 years, in a specific elementary school. The participants were two groups: the experimental group (n = 10) and the control group (n = 25). The experimental group performed ten sessions of ludic activities, motor for 60 minutes, once a week, in space destined for body movement. At the beginning and end of the intervention all participants were evaluated by the Körperkoordination Test für Kinder (KTK). The results showed that the experimental group presented significant statistical improvements in the motor coordination when compared to the control group. Thus, the inclusion of the Physical Education teacher in the first stage of Basic Education becomes important, since it can contribute with the offer of diversified motor experiences and the development of young children. Keywords: Motor Activity. Physical Education and Training. Child Development.
Resumo
Na Educação Infantil a presença do professor de Educação Física ainda não é legitimada por lei; porém, a literatura evidência como as vivências motoras são importantes na infância. As variadas interações e as privações de experiências apresentam potencial para influenciar o desenvolvimento da criança. Neste sentido, o objetivo do estudo foi determinar os efeitos de uma intervenção pedagógica da Educação Física sobre a coordenação motora de crianças de 5-6 anos de uma escola específica de Educação Infantil. Os participantes constituíram dois grupos: grupo experimental (n=10) e grupo controle (n=25). O grupo experimental realizou dez sessões de atividades motoras lúdicas, durante 60 minutos, uma vez por semana, em espaço destinado a movimentação corporal. No início e término da intervenção todos os participantes foram avaliados pelo Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Os resultados demonstraram que o grupo experimental apresentou avanços significativos estatisticamente na coordenação motora, quando comparado ao grupo controle. Assim, a inclusão do professor de Educação Física, na primeira etapa da Educação Básica se faz importante, pois pode contribuir com o oferecimento de experiências motoras diversificadas e com o desenvolvimento das crianças pequenas.
Palavras-chave: Atividade Motora. Educação Física Treinamento. Desenvolvimento Infantil.
Referências
De Marco A. Brincando e aprendendo com a educação física na educação infantil, In: Moreira WW, Marocolo Júnior M, Chaves AD, Carbinatto MV (Org.). Ciência do esporte: educação, desempenho e saúde. Uberaba: UFTM; 2012.
Garanhani MC, Nadolny LDF. A linguagem movimento na educação de bebês para a formação de professores. Educ Realidade 2015;40(4):1005-26. doi: 10.1590/2175-623651737
Jung S, Seemann JLN, Nunes ACC, Souza J, Bastos SRS. A educação física na educação infantil: contribuições para o processo de desenvolvimento. Revista Uniplac 2018;6(1).
Silveira J. Reflexões sobre a presença da educação física na primeira etapa da educação básica. Motrivivência 2015;27(45):13-27. doi: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p13
Gorla JI, Araújo PF, Rodrigues JL. Avaliação motora em educação física adaptada: teste KTK para deficientes mentais. São Paulo: Phorte; 2009.
Papalia, DE, Feldman RD. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed; 2013
Gorla JI, Rodrigues JL, Brunieira CAV, Guarido EA. Testes de avaliação para pessoas com eficiência mental: identificando o KTK. Arq Ciênc Saúde UNIPAR 2000;4(2):121-8. doi: 10.25110/arqsaude.v4i2.2000.1016
Caetano MJD, Silveira CRA, Gobbi LTB. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2005:7(2):5-13. doi: 10.5007/%25x
Soejima CS, Bolsanello MA. Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na educação infantil. Educar Rev 2012;43:65-79. doi: 10.1590/S0104-40602012000100006
Garanhani MC. A educação física na escolarização da pequena infância. Pensar Prática 2006;5:106-22. doi: 10.5216/rpp.v5i0.49
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.