Quality of Life of Physical Education Students from a Private Institution in the Western Zone of Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n3p216-218Resumo
Abstract
Quality of Life is an indispensable measure to measure the conditions in which people of a certain social group live. Thus, considering that the reality of physical education students of a private institution is to work during the hours that are not in class, that is, they accumulate work and study activities, implying the absence of time to take care of health and, considering also the lack of studies in this line of research is that this research is persented. Thus, the objective of the present study was to know and analyze the level of quality of life of a group of students of physical education in Rio de Janeiro. A total of 100 physical education students between 18 and 28 years of age from the western zone of Rio de Janeiro who answered the questionnaire SF-36 participated. As a result, it was observed 91% level of functional capacity, 74% for the physical and emotional domains, 57% for mental aspects, 52% for vitality, 47% for general health, 24% of pain and 2% regarding social aspects. However, health professionals, due to precarious socioeconomic needs and working conditions, tend to have their own quality of life compromised to the detriment of professional practice.
Keywords: Quality of Life. Physical Exertion. Health Profile.
Resumo
A Qualidade de Vida constitui uma medida indispensável para mensurar as condições em que pessoas de um determinado grupo social vivem. Dessa forma, considerando que a realidade de estudantes de educação física de instituição privada é trabalhar no horário que não estão em aula, ou seja, acumulam as atividades de trabalho e estudo, implicando à ausência de tempo para cuidar da saúde e, considerando ainda a carência de estudos nessa linha de investigação é que essa pesquisa se apresenta. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo foi conhecer e analisar o nível de qualidade de vida de um grupo de estudantes de Educação Física do Rio de Janeiro. Participaram 100 estudantes de Educação Física entre 18 e 28 anos da zona oeste do Rio de Janeiro que responderam ao questionário SF-36. Como resultado, percebeu-se um nível de 91% quanto à capacidade funcional, 74% para os domínios aspectos físicos e emocionais, 57% em relação aos aspectos mentais, 52% à vitalidade, 47% ao estado geral de saúde, 24% de dor e 2% no que se refere aos aspectos sociais. Embora profissionais da saúde, devido às necessidades socioeconômicas e condições de trabalho precarizadas, tendem a ter sua própria qualidade de vida comprometida em detrimento da prática profissional.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Esforço Físico. Perfil de Saúde.
Referências
The whoqol group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med 1997;41:1403-10.
Portugal EMM, Sousa LA, Vasconcelos PG. Efeito do envelhecimento sobre a qualidade de vida de praticantes de atividades físicas. In.: Triani FS, Pimentel PS. Esporte, Educação física e sociedade. Rio de Janeiro: Autografia; 2016.
Martelli A, Delbim LR. Arborização urbana: percepção dos acadêmicos de educação física da Faculdade FMG Mogi Graçu - SP. J Health Sci 2017;19(2):154-9. doi: 10.17921/2447-8938.2017v19n3p154-159
Palma A, Jardim S, Luiz RR, Silva Filho JF. Trabalho e saúde: o caso dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica. Cad IPUB 2007;8(1):11-30.
Palma A. E como segue a saúde dos professores de educação física? Corpus Scie 2014;10(2):1-15.
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez; 2007.
Jansen K, Mondin TC, Ores LC, Souza LDM, Konradt CE, Pinheiro RT, et al. Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saúde Pública 2011;27(3):440-8. doi: 10.1590/S0102-311X2011000300005
Basu D. Quality of life issues in mental health care: past, present and future. German J Psychiatr 2004;7(1):35-43.
Luna AA, Molari M, Primo SH, Bispo NNC, Ossada VAY, Costa VS. Caracterização do estilo de vida de universitários do ensino superior a distância. J Health Sci 2018;20(1):40-4. doi: 10.17921/2447-8938.2018v20n1p40-44
Saupe R, Nitche EA, Cestari ME, Giorgi MDM, Krahl M. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem. Rev Latinoam Enferm 2004;12(4):636-42. doi: 10.1590/S0104-11692004000400009
Raj SR, Simpson CS, Hopman WM, Singer MA. Health-related quality of life among final-year medical students. CMAJ 2000;162(4):509-10.
Paro CA, Bittencourt ZZLC. Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Rev Bras Educ Méd 2013;17(3):365-35.
Pimenta FAP, Simil FF, Tôrres HOG, Amaral CFS, Rezende CF, Coelho TO, et al. Avaliação da qualidade de vida de aposentados com a utilização do questionário SF-36. Rev Assoc Med Bras 2008;54(1):55-60. doi: 10.1590/S0104-42302008000100021.
Afonso JA, Ferreira EF, Babadó AC, Oliveira RAR. Nível de atividade física dos professores de educação física nas academias de Ubá-MG. Rev Bras Presc Fis Exer 2017;11(66):293-300.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.