Efeito Sinérgico do Laser de CO2 e dos géis Fluoretados Aplicados com Diferentes Protocolos para o Controle da Desmineralização do Esmalte
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p255Resumo
Este estudo avaliou in vitro o efeito sinérgico do laser de CO2 e a aplicação de géis fluoretados com diferentes protocolos na superfície do esmalte para controle da desmineralização. Foram seccionados 36 incisivos bovinos, obtendo-se 144 fragmentos de esmalte (3x3x2 mm), isolados com cera a exceção da superfície vestibular. Os espécimes foram submetidos a dois ciclos de desmineralização e remineralização e divididos em 4 grupos de acordo ao gel fluoretado utilizado (amina fluoretada – AmF, tetrafluoreto de titânio – TiF4, fluoreto de sódio – NaF e gel placebo – controle) e subdividido em 3 subgrupos (n12) de acordo ao protocolo de aplicação dos géis (antes, durante e depois da irradiação com laser). Utilizando um pincel microbrush foram aplicados os géis fluoretados por um período de 1 minuto. O laser de CO2 (Z10.6 µm, 1W) foi utilizado em modo de não contato, a uma distância de 4 mm do esmalte por um tempo de 10 segundos. Os espécimes foram submetidos a 14 dias de desafio cariogênico in vitro. As leituras de microdureza (CSMH) se realizaram a 30 µm da superfície. As médias foram analisadas através do teste de ANOVA e Tukey (p<0.05). A combinação do laser de CO2 com TiF4 obteve os valores mais altos de CSMH (p<0.05). Os espécimes irradiados com laser de CO2 durante a aplicação dos géis fluoretados apresentaram os valores mais baixos de CSMH (p<0.05). Não foi encontrada diferença significativa entre as aplicações de fluoretos antes ou depois da irradiação com laser (p>0.05). Se encontrou efeito sinérgico do TiF4 quando aplicado antes ou depois da irradiação com laser de CO2.
Palavras-chave: Desmineralização. Testes de Dureza. Lasers.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.