Influência dos Agentes de Limpeza Cavitária na Resistência da União ao Microcisalhamento Entre Adesivo Autocondicionante e Dentina
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p250Resumo
Avaliação da influência de agentes de limpeza da cavidade na resistência da união ao microcisalhamento (RM) entre adesivo autocondicionante e dentina. Vinte e cinco terceiros molares humanos hígidos foram preparados de modo a obter dentina média plana. Estas foram divididas em: Grupo 1, controle, onde o sistema adesivo autocondicionante Clearfil SE Bond foi aplicado seguindo as orientações do fabricante Grupo 2, foi aplicado a solução de digluconato de clorexidina a 2% previamente ao adesivo Grupo 3, foi aplicado água oxigenada a 10 volumes previamente ao adesivo Grupo 4 foi aplicado água de hidróxido de cálcio antes do adesivo Grupo 5 foi aplicado álcool 70% previamente ao adesivo. Sobre as superfícies foram confeccionados quatro cilindros em resina fluida com 5 mm de altura e 1,2 mm de diâmetro (n19) e armazenados em água à 37ºC por 24h. Após, foram submetidos ao teste de RM em uma máquina de ensaios universal até a fratura. Os valores foram submetidos aos testes de ANOVA um fator e ao Teste Tukey (a0,05). Os resultados, em MPa, foram 22,15(±6,54) 18,40(±7,26) 18,07(±5,98) 16,43(±6,19) 6,17(±5,69) respectivamente para os grupos 1, 2, 4, 5 e 3. Apenas o grupo 3 apresentou resistência da união estatisticamente inferior aos demais grupos. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos 1,2, 4 e 5. Concluiu-se que o os agentes de limpeza clorexidina, água de hidróxido de cálcio e álcool não influenciaram negativamente. Apenas a água oxigenada seria contra-indicada como agente de limpeza de cavidade em restaurações adesivas.
Palavras-chave: Resistência ao Cisalhamento. Adesivos Dentinários. Agentes Bactericidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.