Avaliação de Cimentos de Ionômero de Vidro Usados no Tratamento Restaurador Atraumático em Dentes Decíduos: um Estudo Clínico Randomizado
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p241Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho clinico de dois cimentos de ionômero de vidro (CIV) utilizados no Tratamento Restaurador Atraumático (ART) em dentes decíduos. Foi realizado ensaio clínico randomizado controlado (REBEC RBR-4nwmk4) com amostra composta por crianças de 2 a 6 anos de idade matriculadas em creches do município de Teresina-PI (CEP-UFPI Parecer 708718). Dois grupos de tratamento foram formados: Controle (CIV de alta viscosidade Ketac Molar©) e Teste (CIV convencional indicado para ART Vitro Molar©). As restaurações foram realizadas na própria creche por duas cirurgiãs-dentistas previamente treinadas. Após seis meses, as restaurações foram examinadas de acordo com os critérios de avaliação de ART por outra cirurgiã- dentista treinada, calibrada e cega para o tipo de material. Das 462 crianças que apresentavam cárie dentária, 347 (75,1%) possuíam lesões com indicação para ART. Foram realizadas 786 restaurações inseridas de forma consecutiva nos grupos. Após seis meses obteve-se para as restaurações do grupo Teste e Controle, uma taxa de sucesso de 80% e 89,8%, respectivamente. A sobrevida foi associada ao tipo de cavidade (p0,001) e ao tipo de material (p0,006), maior taxa de sucesso para restaurações Classe I (93,6%) e para o CIV de alta viscosidade. Concluiu-se que, após seis meses, as restaurações realizadas com CIV de alta viscosidade apresentaram maior sobrevida que as restaurações com CIV convencional indicado para ART.
Palavras-chave: Dental Atraumatic Restorative Treatment. Glass Ionomer Cements. Deciduous Tooth.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.