Estudo Comparativo Entre a Solução de Azadirachta Indica e Irrigantes Convencionais na Resistência de União de Pinos de Fibra de Vidro
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p212Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação de soluções irrigantes na adesão de um cimento auto-adesivo para a fixação de pinos de fibra de vidro. Foram utilizados 75 caninos humanos hígidos que foram tratados endodonticamente e receberam preparo com profundidade de 12 mm para a colocação de pinos de fibra de vidro. Após inclusão das raízes em resina acrílica, receberam irrigação com as soluções: G1 – Soro fisiológico G2 – Solução Alcoólica de Azadiracta indica (Neem) G3 – EDTA 17% G4 Hipoclorito de Sódio 2,5% G5 – Gluconato de Clorexidina 2%. Após a fixação dos pinos de fibra de vidro com cimento auto-adesivo estes foram submetidos a teste de tração pull out. Espécimes foram analisados por microscopia confocal a laser para classificação das falhas ocorridas. Realizou-se teste ANOVA e Tukey para análise estatística. As seguintes médias de resistência de união (N) foram observadas: G1 - 334,0 G2 - 265,9 G3 - 281,7 G4 - 205,7 G5 - 303,1. Pela análise confocal observou-se prevalência de falhas adesivas. O gluconato de clorexidina foi a solução que gerou melhor força de adesão comparada às demais, além de não degradar a dentina e não deixar resíduos. Conclui-se que a Solução Alcoólica de Neem pode ser considerada como irrigante, apesar de mostrar força de união inferior quando comparada ao uso da Clorexidina, previamente à fixação de pinos de fibra de vidro.
Palavras-chave: Materiais Dentários. Resistência à Tração. Neem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.