Influência das Partículas de Carga na Sorção, Solubilidade, Adesão e Micropermeabilidade de Sistemas Adesivos Universais
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p123Resumo
O objetivo foi avaliar sorção, solubilidade, micropermeabilidade e a resistência de união de um adesivo universal comercial contendo ou não partículas de carga. O adesivo Ambar Universal (FGM) foi usado como convencional (C) ou autocondicionante (A) diferenciando-se apenas na presença (CC e AC) ou não (CS e AS) de partículas de carga. Doze terceiros molares (n3) foram restaurados com rodamina-B no adesivo e foi infiltrada fluoresceína para avaliação da micropermeabilidade por microscopia confocal. Outros vinte e quatro terceiros molares (n6) foram restaurados e cortados em palitos de resina-dentina (1 mm2) para avaliar a resistência de união à microtração (μTBS) após 24h de armazenagem em água. Sorção e solubilidade foram testadas em discos dos adesivos (ISO 4049). Os resultados foram analisados com ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). A análise estatística revelou maior sorção de água do adesivo com carga em relação ao sem carga. Maior micropermeabilidade foi observada na interface adesivo- dentina do autocondicionante com carga e os outros apresentaram pouca micropermeabilidade. Independente da presença de carga, os adesivos autocondicionantes apresentaram maior μTBS que os convencionais (p<0,05). Em conclusão, a presença de partículas de carga no adesivo universal leva a maior sorção de água e a maior micropermeabilidade da interface em comparação ao mesmo adesivo sem carga.
Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Dentina. Microscopia Confocal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.