Espessura de Película e Propriedades Mecânicas de Resinas Restauradoras Pré-Aquecidas e Resinas Fluidas na Cimentação de Facetas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p158Resumo
Este estudo teve o objetivo de avaliar propriedades mecânicas de resinas compostas restauradoras pré-aquecidas e de resinas fluidas em comparação a cimentos resinosos fotoativados indicados para cimentação de facetas de cerâmicas. Foram confeccionados corpos de prova de duas resinas restauradoras (Filtek Z250XT e Tetric N Ceram) nas temperaturas de 24°C, 45°C e 60°C duas resinas fluidas (Filtek Z350 Flow e Tetric N Flow) e dois cimentos resinosos (Relyx Veneer e Variolink N). Todos os materiais são de duas marcas comerciais: 3M ESPE e Ivoclar Vivadent. Os grupos foram avaliados quanto à espessura de película por dois métodos (ISO 4049 e experimental) resistência à flexão biaxial (RFB) e módulo de elasticidade (ME) com auxílio de máquina universal de ensaios (Instron) microdureza Knoop (KHN). Os resultados obtidos mostraram que as resinas restauradoras, em todas as temperaturas testadas, formaram películas (>100 µm), mais espessas que os cimentos resinosos e as resinas fluidas. O tratamento térmico não alterou as propriedades mecânicas das resinas compostas restauradoras. Considerando a RFB, houve semelhança entre os grupos, exceto o cimento (3M) apresentou RFB inferior aos demais. A análise da KHN e ME indica que os cimentos resinosos e as resinas fluidas apresentaram valores semelhantes e inferiores aos das resinas restauradoras. Concluiu-se que os tratamentos térmicos não alteraram as propriedades mecânicas das resinas restauradoras e manteve a espessura acima de 100 μm.
Palavras-chave: Cimentação Adesiva. Pré-Aquecimento de Resinas Compostas. Características Físicas de Resinas Compostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.