Avaliação do Microcisalhamento de um Cimento Resinoso na Zircônia Tratada com Primers com Diferentes Concentrações de 10-MDP
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p118Resumo
O trabalho teve como objetivo avaliar a resistência de união ao microcisalhamento de um cimento resinoso dual convencional sobre a zircônia tratada com com primers com diversos iniciadores e diferentes concentrações de 10-MDP. Para isso, foram preparados os primers experimentais utilizando o 10-metacriloiloxi-decilo-di-hidrogenofosfato (10-MDP) nas concentrações 5, 10 e 20% como monômero funcional ácido, além da canforoquinona /amina terciária (CQ) ou 1-fenil-1,2-propanodiona (PPD) como sistemas fotoiniciadores. O iniciador cerâmico Clearfil Ceramic Primer (Kuraray) foi utilizado como primer controle comercial. O pH dos primers foi analisado previamente. Depois da aplicação dos primers sobre a zircônia, o cimento resinoso dual (RelyX ARC, 3M) foi aplicado com o auxílio de tubo cilíndrico de borracha e foto-polimerizado. Foi avaliado também o cimento sem primer como controle negativo. Após 24 horas de armazenamento em água destilada foi realizado o teste microcisalhamento (n9). A análise estatística foi realizada por ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). O Clearfil (14,0±1,2 MPa), CQ5 (13,4±2,1 MPa) e PPD5(12,8±1,8 MPa) apresentaram as maiores resistências de união sem diferença estatística entre si. O controle negativo apresentou a pior resitência de união. Portanto, a presença do primer para zircônia é de suma importância no protocolo de cimentação e o 10-MDP deve ser utilizado em baixas concentrações.
Palavras-chave: 10-methacryloyloxydecyl Dihydrogen Phosphate. Shear Bond Strength. Zirconia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.