Revisão Bibliométrica Sobre o Cultivo de Plantas Medicinais em Quintais Urbanos em Diferentes Regiões do Brasil (2009-2012)
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2014v16n1p%25pResumo
A etnobotânica é a ciência que estuda a relação das plantas com a população humana. Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Muitas espécies vegetais não são cultivadas comercialmente, sendo apenas plantada em quintais domésticos. O objetivo deste trabalho foi levantar artigos publicados nos últimos três anos no Brasil, que estudaram as plantas cultivadas em quintais urbanos para uso medicinal. Foi utilizado como critério para o levantamento bibliográfico consultas em periódicos científicos, publicados no período de janeiro de 2009 a abril de 2012. Neste trabalho, foram encontrados mais estudos realizados em cidades interioranas do que em capitais. Os resultados indicam que os artigos utilizados como referências são, na maioria, da região Sul do país, com 33%, seguido da região Centro-Oeste com 25%, região Sudeste com 20%, região Nordeste com 17% e, por último, a região Norte com 5%. No presente trabalho, observou-se que a diversidade de famílias botânicas nos municípios urbanos localizados no interior dos Estados não difere da diversidade encontrada nas capitais. Assim, conclui-se que o estudo etnobotânico de plantas medicinais merece mais atenção em algumas regiões do país, como por exemplo, no norte brasileiro. Trabalhos de revisão bibliométrica como o presente estudo são importantes ferramentas literárias para a concepção de novos projetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.