Efeito do Processamento Cerâmico e Adição de Nanotubos de TiO2 na Confiabilidade da Y-TZP: Análises Fractográfica e de Weibull
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p41Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a influencia do processamento e adição de diferentes concentrações de nanotubos TiO2 (TiO2 nt) (0, 1, 2 e 5% em volume) em Y-TZP experimental quanto à confiabilidade, comparada à Y-TZP comercial (e.max ZirCad, Ivoclar/Vivadent). Todas as etapas da confecção das Y-TZPs experimentais foram controladas: mistura do pó, secagem, granulação, conformação e sinterização. Espécimes (12 ø x 1,1mm) foram obtidos para cada grupo (n28). A Y-TZP comercial foi preparada para se obter o mesmos formatos e dimensões (pós sinterização) dos espécimes experimentais. Todos espécimes foram submetidos ao teste de flexão biaxial (RFB) até a fratura, de acordo com as normas da ISO 6872, 2016. Dados de RFB foram submetidos aos testes de ANOVA e Tukey (a0,05). Os dados de RFB também foram utilizados para o cálculo do módulo de Weibull (m) e resistência característica (o) de cada grupo (Weibull 7++, Reliasoft, Tucson, USA). Cinco espécimes de cada grupo foram analisados em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para análise fractográfica. RFB: Y-TZP comercial apresentou os maiores valores (p<0,05), diferindo dos grupos de Y-TZP experimentais. m e o: os grupos de Y-TZP experimentais obtiveram os maiores valores em comparação à Y-TZP comercial, sendo que a Y-TZP 0% de TiO2 nt obteve os maiores valores, diferindo das concentrações 1, 2 e 5%. A análise fractográfica mostrou padrões de fratura similares entre os grupos. O controle do processamento da Y-TZP aumentou a confiabilidade populacional do material.
Palavras-chave: Cerâmica. Nanotubos. Engenharia Biomédica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.