Influência do Protocolo de Limpeza e Momento da Restauração na Adesão em Dentina Impregnada com Diferentes cimentos Endodônticos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p27Resumo
Avaliou-se o efeito de diferentes agentes de limpeza (etanol 95% - E ou xilol - X) e momento do condicionamento ácido – CA (imediato – I ou após 7 dias – T) na interface de adesão e resistência de união do sistema adesivo condiciona-e-lava em dentina impregnada com cimentos à base de resina epóxi (R) e silicato de cálcio (S). Cem espécimes de coroas de incisivos bovinos (protocolo n.o 12/2014 CEUA/FOAr-UNESP) foram preparados e impregnados com os cimentos. Para avaliar a formação da camada híbrida, os espécimes foram restaurados com resina composta, tiveram suas imagens obtidas por meio de microscopia confocal (1024X) e mesuradas no Image J (Kruskal Wallis/Dunn - P0,05). Para a resistência de união, os espécimes foram igualmente preparados e submetidos ao teste de microcisalhamento (ANOVA/Tukey - P0,05). Para os espécimes impregnados com R, a extensão da camada híbrida apresentou-se reduzida para todos os protocolos e a maior resistência de união foi encontrada no protocolo de limpeza com X e CA T. Já para os espécimes impregnados com S, os maiores valores para extensão da camada híbrida e resistência de união foram observados para o protocolo de limpeza com E e CA T. Concluiu-se que para R, apesar da menor camada híbrida formada, a limpeza com X e CA T não interferiu na resistência de união. Já para S, a limpeza com E e CA T foi o protocolo que menos interferiu na interface adesiva e resistência de união do sistema adesivo.
Palavras-chave: Dentina. Solventes. Adesivos Dentinários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.