Análise até a Deformação de dois Sistemas Rotatórios Com Tratamento da Fase R na Instrumentação de Condutos Radiculares Curvos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p19Resumo
É sabido que a incidência de curvaturas em condutos radiculares é elevada, principalmente em dentes molares, e que a não instrumentação destas pode comprometer o tratamento endodôntico. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com parecer nº 1.197.375 e teve como objetivo analisar, por meio de um ensaio laboratorial, a durabilidade até a deformação de 2 sistemas rotatórios com tratamento da Fase R, quando utilizados em condutos radiculares curvos de molares extraídos. Foram selecionados inicialmente 150 molares, apresentando curvaturas, estes, foram acessados, e radiografados com a lima 15 posicionada até o forame, determinando suas curvaturas. Dentes que apresentavam 1 ou mais condutos curvos foram incluídos no presente trabalho. Dividiu-se, por meio de uma análise estatística os 120 condutos selecionados em 6 conjuntos de 20 condutos cada. Foi analisada a durabilidade dos 2 sistemas rotatórios, K3 XF (sequência RCS) e Twisted File (Kit Large), acionados por motor elétrico. Foram utilizados 3 kits de cada sistema, sendo, que cada kit totalizou a instrumentação 20 condutos curvos ou até ocorrer a deformação das espiras da lima utilizada. A análise estatística se deu pelo teste ANOVA (p>0,05) e uma avaliação qualitativa foi realizada. Como resultados, constatou-se que, não houve diferença estatística entre os sistemas K3 XF e TF quanto ao número de condutos instrumentados até a deformação, tendo o sistema TF instrumentado 5,72 condutos até a deformação e o sistema K3 XF 6,12.
Palavras-chave: Endodontia. Fadiga. Instrumentação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.