Health Education for Elderly: from Organization to Practice of the Nurse
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n2p170-174Resumo
Abstract
For the effectiveness of actions of health education, the presence of professionals prepared for the care of the elderly population, besides the context of the cure or rehabilitation of the diseases, are required. The main objective of the study was to understand the health education actions implemented by nurses for the elderly in the Family Health Strategy (FHS). It was characterized as a descriptive research with qualitative approach, where the participants were 9 nurses filed in the FHS of the municipality of Juazeiro do Norte-CE. A checklist and a semi-structured interview script were used as instruments for data collection. The results included questions related to the way nurses organized and implemented health education actions focused on the elderly, as well as a reflection on the effectiveness of those actions. Thus, the organization of actions, based on health indicators and technical standards, needs to be broader, implying the reorientation of such practices so that they promote the health of the elderly population effectively and are not be restricted to specific pathologies. From these analyzes, it is necessary that professionals, with emphasis on nurses for this research, observe that their organizations and educational practices need to be worked in a differentiated way, seeking the needs of the community and providing a higher quality of life.
Keywords: Health Education. Geriatric Nursing. Aged.
Resumo
Um ponto crucial para a efetividade de ações de educação em saúde encontra-se na presença de profissionais preparados para o cuidado da população idosa, indo além do contexto da cura ou reabilitação das enfermidades. O principal objetivo do presente estudo consistiu em compreender as ações de educação em saúde implementadas por enfermeiros para a pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Tratando-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, onde os participantes foram 9 enfermeiras lotadas nas Unidades de Saúde da Família do município do Juazeiro do Norte-CE. Um checklist e um roteiro de entrevista semiestruturada foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os resultados englobaram questões referentes à forma como os enfermeiros organizavam e implementavam as ações de educação em saúde com foco em idosos, além de ser feita uma reflexão sobre a efetividade dessas ações. Desse modo, tem-se que a organização das ações, baseadas em indicadores de saúde e normas técnicas, necessita de uma maior abrangência, implicando na reorientação dessas práticas para que de fato promovam a saúde da população idosa e não se restrinjam a patologias específicas. A partir dessas análises é necessário que os profissionais, com ênfase nos enfermeiros para essa pesquisa, possam observar que suas organizações e práticas educativas necessitam ser trabalhadas de forma diferenciada, buscando as necessidades da comunidade e gerando uma maior qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Enfermagem Geriátrica. Idoso.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: MS; 2002.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: MS; 2010.
Lopes MSV, Saraiva KRO, Ximenes LB. Analise do conceito de promoção da saúde. Texto Contexto Enferm 2010;19(3):461-8.
Silva KM, Santos SMA, Souza AIJ. Reflexões sobre a necessidade do cuidado humanizado ao idoso e família. Saude Transf Soc 2014;5(3):20-4.
Cabral JD,Alencar DL,Vieira JCM,Cabral LR, Ramos VP,Vasconcelos EMR. Oficinas de educação em saúde com idosos: uma estratégia de promoção da qualidade de vida. Rev Enf 2015;1(2):71-5.
Alves GG, Aerts D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia de Saúde e da Família. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16(1):319-25.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa; 2002.
Freitas IMS, Medeiros JMP, Coelho MMF, Bezerra STF. Produções científicas de enfermagem acerca da educação em saúde com pacientes hipertensos. Rev Diálogos Acadêm 2015;(1):29-39.
Naidoo J, Wills J. Promoção da saúde: fundamentos para a prática. Baillière Tindall; 1994.
Roecker S, Budó MLD, Marcon SS. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Rev Esc Enferm USP 2012;46(3). doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300016
Roecker S, Nunes EFPA, Marcon SS. O trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Texto Contexto Enferm 2013;22(1):157-65.
Baratieri T, Marcon SS. Longitudinalidade no trabalho do enfermeiro: identificando dificuldade e perspectiva de transformação. Texto Contexto Enferm 2012;21(3):549-57.
Mossini C, Boing AC. Promoção à saúde do idoso através de grupo educativo, uma experiência na atenção básica de saúde. Saude Transf Soc 2016;6(1):143-55.
Machado MFAS, Vieira NFC, Silva RM. Compreensão das mudanças comportamentais do usuário no Programa Saúde da Família por meio da participação habilitadora. Ciênc Saúde Coletiva 2010;15(4):2133-43.
Rocha VD, Vieira SNS, Santos AT 1 Longuinier ACFL, Vieira DS, Silva JM. Educação em saúde em um grupo de convivência da terceira idade: experiêcia vivenciada. Rev Inovação Tecnol Ciênc 2015;1(1):173-80.
Bomfim ES, Slob EMGB, Oliveira BG, Ribeiro BS, Carmo ÉA, Santana MLAA, et al. Práticas educativas do enfermeiro no cotidiano na estratégia de saúde da família. Rev Saúde Desenvol 2016;10(5):37-52.
Mendonça FTNF, Santos ÁS, Buso ALZ, Malaquias BSS. Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com prof ssionais da atenção primária. Rev Bras Enferm 2017;70(4):825-32. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0349
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.