Inquérito Comportamental Sobre Fatores de Risco a Trichomonas vaginalis
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2014v16n1p%25pResumo
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, casos de tricomoníase ocorrem em pessoas entre 15 e 49 anos no mundo, sendo a maioria mulheres, podendo provocar sequelas como: infertilidade, Doença Inflamatória Pélvica (DIP), morte fetal, gestação ectópica e câncer genital, e sendo relacionada à relação sexual desprotegida e por fômites contaminados. O trabalho teve por objetivo caracterizar o nível e a qualidade do conhecimento sobre a tricomoníase entre as mulheres parnaibanas. Assim, participaram do inquérito cento e dez (110) mulheres residentes no município de Parnaíba, sendo incluídas mulheres sexualmente ativas da faixa etária de 18 a 45 anos. Do total pesquisado,
106 mulheres foram incluídas na pesquisa, sendo 45 solteiras ou separadas, e 61 casadas, com idade média observada de 26,2 e 33,2 anos, respectivamente. Podemos concluir que as mulheres estão, de certa forma, expostas à infecção por T. vaginalis como também a outras DSTs, visto que os dois grupos em estudo apresentaram um perfil comportamental susceptível aos fatores de risco da infecção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.