Aspectos Epidemiológicos das Enteroparasitoses em Crianças de uma Unidade Pública de Ensino de Parnaíba, Piauí
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2014v16n3p%25pResumo
As enteroparasitoses representam um problema de saúde pública no Brasil, e permanecem como causas frequentes de morbimortalidade, principalmente em crianças residentes em zonas rurais devido às insatisfatórias condições de saneamento e de moradia. Este trabalho teve por objetivo determinar os principais aspectos clínico-epidemiológicos das enteroparasitoses em escolares do município de Parnaíba-PI, Brasil. Foram coletadas 108 amostras de fezes de estudantes de ambos os sexos, com idade entre 5 e 14 anos, no período de agosto de 2010 e julho de 2011. As amostras foram conservadas em formalina a 10% e examinadas em microscopia após sedimentação espontânea. Foi feita a caracterização clínica da população e epidemiológica relativa ao exame parasitológico. Foi observada uma prevalência geral de enteroparasitoses 62%, com maior frequência de protozooses com monoparasitismo. Os resultados positivos foram mais frequentes na faixa etária de 8 a 10 anos e em estudantes do 3º e 4º ano fundamental. Em termos clínicos, os sintomas relatados pelos parasitados foram falta do apetite, seguido de enjoo, perda de peso, cólica e diarreia. Entretanto, estes resultados não foram estatisticamente associados (p>0,05). Foi possível concluir que há alta prevalência de enteroparasitoses nas crianças em idade escolar no município de Parnaíba-PI e a sintomatologia clínica presente foi: falta do apetite, enjoo, perda de peso, cólica e diarreia, características das enteroparasitoses. Estes resultados revelam a necessidade não apenas da implantação, mas da manutenção das políticas públicas sanitárias, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dessas crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.