Uso da Técnica Limpa ou Estéril em Curativos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n3p217-22Resumo
O uso da técnica limpa ou estéril na realização de curativos em feridas agudas ou crônicas é frequentemente questionada, pela segurança da técnica limpa, contra o custo elevado da técnica estéril. O objetivo desse estudo foi analisar a produção científica disponível na literatura sobre a escolha da técnica limpa ou estéril na realização de curativos no cuidado ao cliente com feridas crônicas ou agudas. As bases de dados definidas para busca foram Lilacs, Medline, PubMed, Cinahl, Cochrane, BDENF, Scopus e a biblioteca SciELO. Foram utilizados os descritores “feridas” e “curativos”, além das palavras-chave: “técnica limpa” e “técnica estéril”. A busca nas bases de dados originou o total de 58 artigos. Ao serem submetidos aos critérios de inclusão e de exclusão estabelecidos se tornaram apenas 8. A maioria dos estudos encontrados demonstra que não há um consenso sobre o uso da técnica adequada. O ideal é que os profissionais adicionem sua experiência pessoal para cada técnica escolhida de acordo com o ambiente e condição da ferida, para isso é fundamental o exercício do pensamento crítico. Torna-se, assim, necessário haver novas iniciativas de investigação com alto poder de evidência sobre o tema, além de políticas e programas educacionais sobre assepsia nos serviços de saúde para auxiliar os profissionais na tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.