Relação entre as Ações de Prevenção da Dengue e o Impacto Causado sobre os Casos Notificados no Município de Ipatinga entre os anos de 2009 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p286-90Resumo
A dengue é uma arbovirose grave, reincidente, transmitida, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti, e se tornou uma doença de grande importância epidêmica no Brasil a partir da década de 1990 e, apesar de muitos estudos, ainda não existe uma forma eficaz que controle este problema. Para controle da dengue, o envolvimento da população é um dos fatores fundamentais, considerando as ações preventivas desenvolvidas pelo poder público nas esferas municipal, estadual e federal. Trata-se de um estudo descritivo, relacionado a políticas de intervenção e ações desenvolvidas na cidade de Ipatinga destinadas ao controle de casos de Dengue no município. O presente estudo baseou-se na análise de documentos produzidos pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Controle da Dengue, nos anos de 2009 e 2010. Foram avaliadas atas de reuniões, relatórios de atividade do comitê, relatórios repassados pelas secretarias de saúde, setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica do município. Verificou-se que apesar da diminuição no número de casos de dengue notificados pela secretaria de saúde do município de Ipatinga entre os anos 2009 e 2010, as ações de prevenção contra a doença necessitam de uma reestruturação nas políticas públicas, visto que a dengue ainda é uma ameaça constante, que deve ser abordada de forma responsável e transparente e não apenas com ações concentradas nos períodos endêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.