Conhecimento e Atitudes com Relação ao Atendimento Emergencial das Injúrias Dentárias Traumáticas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n2p85-91Resumo
Injúrias dentárias traumáticas – IDT apresentam elevada prevalência e estão entre os principais agravos à saúde de crianças e adolescentes. A adoção de medidas adequadas no momento do acidente é fundamental para a manutenção do elemento dentário. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento e atitudes de pessoas leigas frente às IDT. Um estudo transversal foi realizado, coletandose dados a partir de um questionário estruturado. Os dados foram tabulados (SPSS 16.0), obtidas as frequências e a relação das atitudes com idade, nível de escolaridade, experiência com IDT (teste exato de Fisher, p<0,05). Dos 455 indivíduos entrevistados, 76,3% relataram não ter conhecimento sobre IDT, 55,2% não se sentiam preparados para realizar o atendimento emergencial e 89,5% demonstraram-se receptivos a novos conhecimentos. Apenas 27,3% reconheceram a gravidade do IDT em ambas as dentições. Não foi observada associação entre experiência prévia de IDT e atitudes (p<0,05). Em relação à escolaridade, pessoas com menor grau de escolaridade apresentaram maior índice de acerto quanto ao tempo de procura para o atendimento (p=0,01). Quanto à idade, os mais jovens obtiveram um maior percentual de acerto quanto ao procedimento de reimplante de dentes permanentes (p=0,01). Concluiu-se que o conhecimento e atitude em relação ao atendimento emergencial das IDT não é o adequado, sendo importante a implementação de ações de conscientização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.