O Brincar na Percepção de Enfermeiros em um Hospital Pediátrico do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p120-125Resumo
Objetivou-se compreender a percepção do enfermeiro em relação ao brincar durante a assistência pediátrica em um hospital do Maranhão. Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa envolvendo doze profissionais. A coleta de dados se realizou em agosto de 2013 em um hospital pediátrico do interior do Maranhão, Brasil. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado composto por cinco questões relacionadas ao brincar. Os dados coletados foram tratados de acordo com a Análise de conteúdo de Bardin. Foram abordadas as seguintes categorias: “o brincar e a comunicação”, “o brincar e o tratamento” e “o brincar e a infraestrutura necessária”. A partir dos resultados se percebeu que os enfermeiros reconhecem a importância do brincar durante o internamento pediátrico, mas não o utilizam como elemento importante no plano de cuidados.
Palavras-chave: Ludoterapia. Cuidado da Criança. Enfermagem Pediátrica.
Abstract
It was aimed to evaluate the nurses’ perception when it comes to the playing in the pediatric care implementation in a hospital in Maranhão. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach carried out with 12 professionals. Data collection took place in August 2013 in a hospital in Maranhão state in Brazil. A semi-structured interview was used with five questions about the playing. The data were processed by content analysis according to the model of Bardin. From the results, the following categories were identified: “playing and communication”, “playing and treatment” and “playing and the infrastructure required”. From the results it was noticed that nurses recognize the importance of playing during the pediatric hospitalization, but they do not use it as an important element of the care planning process.
Keywords: Playing Therapy. Child Care. Pediatric Nursing.
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