O Brincar na Percepção de Enfermeiros em um Hospital Pediátrico do Maranhão

Autores

  • Maria Neyrian de Fatima Fernandes Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Enfermagem Psiquiátrica. SP, Brasil. Universidade Federal do Maranhão. MA, Brasil.
  • Flávia Loiola Chaves Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem. MA, Brasil.
  • Jacqueline Targino Nunes Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pós-Graduação Lato Sensu em Unidade de Terapia Intensiva. SP, Brasil
  • Ana Cristina Pereira de Jesus Costa Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem. MA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p120-125

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção do enfermeiro em relação ao brincar durante a assistência pediátrica em um hospital do Maranhão. Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa envolvendo doze profissionais. A coleta de dados se realizou em agosto de 2013 em um hospital pediátrico do interior do Maranhão, Brasil. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado composto por cinco questões relacionadas ao brincar. Os dados coletados foram tratados de acordo com a Análise de conteúdo de Bardin. Foram abordadas as seguintes categorias: “o brincar e a comunicação”, “o brincar e o tratamento” e “o brincar e a infraestrutura necessária”. A partir dos resultados se percebeu que os enfermeiros reconhecem a importância do brincar durante o internamento pediátrico, mas não o utilizam como elemento importante no plano de cuidados.

Palavras-chave: Ludoterapia. Cuidado da Criança. Enfermagem Pediátrica.

Abstract

It was aimed to evaluate the nurses’ perception when it comes to the playing in the pediatric care implementation in a hospital in Maranhão. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach carried out with 12 professionals. Data collection took place in August 2013 in a hospital in Maranhão state in Brazil. A semi-structured interview was used with five questions about the playing. The data were processed by content analysis according to the model of Bardin. From the results, the following categories were identified: “playing and communication”, “playing and treatment” and “playing and the infrastructure required”. From the results it was noticed that nurses recognize the importance of playing during the pediatric hospitalization, but they do not use it as an important element of the care planning process.

Keywords: Playing Therapy. Child Care. Pediatric Nursing.

Biografia do Autor

Maria Neyrian de Fatima Fernandes, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Enfermagem Psiquiátrica. SP, Brasil. Universidade Federal do Maranhão. MA, Brasil.

Mestre. Professora do curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia/Universidade Federal do Maranhão.

Flávia Loiola Chaves, Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem. MA, Brasil.

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Maranhão

Jacqueline Targino Nunes, Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pós-Graduação Lato Sensu em Unidade de Terapia Intensiva. SP, Brasil

Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte/ Estacio- Natal/RN.

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem. MA, Brasil.

Mestre. Professora do curso de Enfermagem do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia/Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

1.
Fernandes MN de F, Chaves FL, Nunes JT, Costa ACP de J. O Brincar na Percepção de Enfermeiros em um Hospital Pediátrico do Maranhão. J. Health Sci. [Internet]. 21º de julho de 2017 [citado 5º de novembro de 2024];19(2):120-5. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/3553

Edição

Seção

Artigos