Análise do Aprendizado de Suporte Básico de Vida e a Obtenção Prévia da Autorização para Conduzir Veículos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n1p63-66Resumo
O conhecimento teórico e as habilidades práticas durante o Suporte Básico de Vida (SBV) estão entre os determinantes mais importantes das taxas de sucesso em situações de emergência, o que ressalta a importância de dedicadas ações educacionais. O objetivo deste estudo foi analisar o aprendizado de acadêmicos do primeiro período de Medicina no treinamento prático do SBV, em imediato e médio prazo e correlacionar com a obtenção prévia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Método: estudo prospectivo no qual os dados foram obtidos em três momentos, a saber: um questionário (pré-teste) antes do treinamento em SBV, outro, imediatamente após e o último, 21 dias depois. O questionário continha dados demográficos e 15 questões de múltipla escolha sobre o assunto. Foram avaliados 79 alunos, com média de idade de 19,9 (± 2,3) anos. Apenas quatro (5,1%) haviam recebido treinamento prévio nos moldes do SBV. A média de acertos no primeiro teste foi de 29,7%. Na avaliação pós-curso, a média de acertos foi 94,1%. Já no terceiro teste, a média de acertos foi de 83,3%. Utilizando o teste t Student para amostras independentes, não houve diferenças estatísticas entre aqueles que portavam e os que não portavam a CNH (p = 0,3264). Com base na caracterização dos alunos e do desempenho deles nas avaliações, pode-se concluir que o treinamento de SBV demonstrou uma importante qualidade na retenção de aprendizado. Evidenciou-se que portadores da CNH não tiveram resultados estatisticamente superiores aos que não a possuíam quanto aos conhecimentos adquiridos previamente ao treinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.