Interação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com as Famílias

Autores

  • Cleiton José Santana Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem
  • Marcelo da Silva Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem
  • Fernanda Oliveira Universidade Estadual de Londrina Residente de Urgência e Emergência
  • Jorseli Angela Henriques Coimbra Universidade Estadual de Maringá Departamento de Enfermagem
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem
  • Magda Lúcia Félix Oliveira Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p235-9

Resumo

O atendimento por profissionais de serviços de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência exige tomada de decisão imediata e rigorosa, mas a presença da família é fundamental para obter informações importantes sobre a situação ocorrida. O objetivo do estudo foi conhecer a interação de uma equipe de atendimento móvel de urgência com as famílias dos pacientes durante o atendimento pré-hospitalar. Estudo de abordagem qualitativa e exploratório, com entrevista de familiares de pacientes que foram atendidos pela equipe de Suporte Avançado de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional Londrina-PR, em um período de 30 dias. As categorias que emergiram da análise de conteúdo foram a agilidade e qualidade no atendimento e a falha na comunicação e/ou interação profissional e familiar responsável. O familiar pesquisado acredita que o atendimento realizado pelo Serviço é ágil e de qualidade, garantindo uma boa assistência à população. Os profissionais de saúde interagiam com a família para conseguir informações sobre o paciente e o evento, mas a maioria não fornecia informações claras sobre o prognóstico do paciente ao familiar. Cabe aos profissionais refletirem e reconhecerem a necessidade de melhorar o processo de comunicação e de incrementar a participação da família no atendimento, a fim de transmitir informações de primeiros socorros.

Biografia do Autor

Cleiton José Santana, Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Enfermeiro Intervencionista SAMU Regional Londrina
Docente Faculdade Pitágoras de Londrina
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Marcelo da Silva, Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Enfermeiro SAMU Maringá

Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Fernanda Oliveira, Universidade Estadual de Londrina Residente de Urgência e Emergência

Enfermeira Residente em Urgência e Emergência pela Universidade Estadual de Londrina

Jorseli Angela Henriques Coimbra, Universidade Estadual de Maringá Departamento de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Departamento de Enfermagem/UEM.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente Programa de Pós Graduação Mestrado em Enfermagem (PSE)/UEM. 

Magda Lúcia Félix Oliveira, Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Doutora em Saúde Coletiva. Docente Programa de Pós Graduação Mestrado em Enfermagem (PSE)/UEM. 

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Publicado

2017-02-09

Como Citar

1.
Santana CJ, da Silva M, Oliveira F, Coimbra JAH, Marcon SS, Oliveira MLF. Interação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com as Famílias. J. Health Sci. [Internet]. 9º de fevereiro de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];18(4):235-9. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/3497

Edição

Seção

Artigos