Atuação Fisioterapêutica no Transplante Hepático: Revisão Bibliográfica Narrativa e Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n1p49-53Resumo
O transplante é uma intervenção terapêutica utilizada no tratamento de indivíduos com doenças terminais do fígado. Os pacientes candidatos ao transplante geralmente já apresentam alteração da função hepática que, associada ao procedimento cirúrgico, pode provocar sérias modificações da funcionalidade, em especial as cardiorrespiratórias. A Fisioterapia tem papel importante no pré e pós-operatório de transplante de fígado, tendo em vista à preservação da funcionalidade e o retorno precoce as atividades laborais e pessoais. Este estudo realizou uma revisão bibliográfica narrativa e integrativa sobre a atuação fisioterapêutica no transplante hepático. Foi realizado um levantamento nas bases virtuais de dados eletrônicas, Bireme (MedLine e Lilacs), nas línguas portuguesa e inglesa, utilizando como palavra-chave “transplante hepático”, utilizada de forma isolada ou em associação com o descritor “fisioterapia”. Foram encontrados 598 artigos. Somente 3 atenderam aos critérios de inclusão. Embora a Fisioterapia seja de extrema importância nos casos de transplante hepático, poucos são os estudos publicados relacionados ao tema, sugerindo a necessidade premente de mais pesquisas na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.