Monitorização da Expansão Pulmonar Após Manobras de Fisioterapia Respiratória por Meio do Tomógrafo de Impedância Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n3p201-5Resumo
A tomografia de impedância elétrica é um método não invasivo de visualização da mecânica respiratória beira-leito. Este exame permite observar, em tempo real, a ventilação regional pulmonar a cada ciclo respiratório com o objetivo de se otimizar e observar os efeitos imediatos dos ajustes de ventilação mecânica e\ou terapia respiratória. O objetivo é monitorar e avaliar a reexpansão pulmonar durante as manobras fisioterapêuticas de bloqueio torácico e hiperinsuflação pulmonar com AMBU® por meio do tomógrafo de impedância elétrica. Apresentação dos resultados e a interpretação da monitorização pela tomografia por impedância elétrica torácica em paciente vítima de trauma cranioencefálico, com diagnóstico de pneumonia em hemitórax esquerdo, internado na Unidade de Terapia Intensiva submetido à manobra de bloqueio torácico e a manobra de hiperinsuflação pulmonar. Previamente à manobra de bloqueio torácico, as porcentagens de áreas ventiladas foram: quadrante 1 50%, quadrante 3 34%, quadrante 2 3% e quadrante 4 11%. Após a manobra os resultados obtidos foram: quadrante 1 50%, quadrante 3 22%, quadrante 2 14% e quadrante 4 13%. Na hiperinsuflação pulmonar, previamente as porcentagens de áreas ventiladas foram: quadrante 1 33%, quadrante 3 25%, quadrante 2 22% e quadrante 4 19%. Após a hiperinsuflação pulmonar os resultados obtidos foram: quadrante 1 39%, quadrante 3 22%, quadrante 2 23% e quadrante 4 15%. Após as manobra de bloqueio torácico há redistribuição da ventilação pulmonar no
pulmão contralateral e na hiperinsuflação pulmonar houve redistribuição da ventilação pulmonar em ápices pulmonares e redução em bases. A monitorização também mostra que essas manobras são eficazes para reexpansão pulmonar.
Referências
-Stiller, Kathy. Physiotherapy in Intensive Care: An Updated Systematic Review. CHEST 2013; 144(3):825–847.
- Leech, Maja; Bissett, Bernie; Kot, Marta; Ntoumenopoulos, George. Physiotherapist-initiated lung ultrasound to improve intensive care management of a deteriorating patient and prevent intubation: a case report. Physiother Theory Pract 2015 Jan 29.:1-5.
- Frerichs I, Dudykevych T, Hinz J, Bodenstein M, Hahn G, Hellige G. Gravity effects on regional lung ventilation determined by functional EIT during parabolic flights. J Appl Physiol (1985). 2001;91(1):39-50.
- L.Cabeza, A.Abella, C.Hermosa. Evaluation of physiotherapy techniques using impedance tomography. Med Intensiva. 2015; 39(1) :64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.