Marcadores de Aterosclerose em Adolescentes: Comparação dos Valores de APO B, LDLColesterol e Não-HDL-Colesterol
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n3p%25pResumo
A aterosclerose é uma doença cardiovascular cujo início pode ocorrer na infância ou adolescência, sendo influenciada pelo estilo de vida, alimentação inadequada e sedentarismo. Como meio de diagnóstico precoce, pode-se utilizar dosagens de lipoproteínas, como LDL-c e não-HDL-c, e também apolipoproteína-B. O objetivo do presente estudo foi comparar os valores de apo-B, LDL-colesterol e não-HDL-colesterol como marcadores de aterosclerose em adolescentes de 12 a 19 anos do munícipio de Roncador-PR. De novembro de 2011 a março de 2012 foram avaliados 78 adolescentes de ambos os sexos entre 12 e 19 anos. Foram obtidas medidas antropométricas e coleta de sangue venoso para a realização dos exames laboratoriais. O LDL foi calculado pela fórmula de Friedewald. O não-HDL-c foi calculado pela diferença entre o colesterol total e o HDL. O VLDL foi calculado pela divisão de Triglicerídeos por 5. A correlação entre as principais variáveis analisadas mostrou que o não-HDL-c apresentou maior correlação com o LDL (0,957). Analisando apo-B, não-HDL-c e LDL-c com as demais variáveis, o não-HDL-c apresentou melhor correlação com todas as variáveis analisadas. Os resultados obtidos neste estudo indicam que o não-HDL-c foi considerado o melhor método para o diagnóstico precoce de aterosclerose em adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.