Excesso de Peso Entre Adolescentes Matriculados na Rede Pública de Ensino da Mesorregião Norte Pioneiro do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n3p%25pResumo
A prevalência de excesso de peso se configura como grande problema de saúde pública mundial, com atenção especial para a população de crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo transversal cujo objetivo foi diagnosticar o excesso de peso de adolescentes da rede pública estadual de ensino da mesorregião norte pioneiro do Paraná no ano de 2011, e verificar associação com os indicadores socioeconômicos. Foi utilizado o banco de dados do Programa de Monitoramento do Estado Nutricional de Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, do ano de 2011. Foram analisados os dados antropométricos do universo de 50.906 adolescentes, de ambos os sexos, de 10 anos a 18 anos, matriculados nas escolas estaduais da região. Utilizou-se o Índice de massa Corpórea (IMC), em escore z, para classificação do estado nutricional, de acordo com os valores de referência OMS 2007. Relacionou-se o excesso de peso com indicadores socioeconômicos da mesorregião, através do coeficiente de correlação de Spearman. Foi encontrada uma prevalência de 17,0% de sobrepeso, 7,7% de obesidade e 1,0% de obesidade grave entre a população do estudo. A prevalência de excesso de peso foi semelhante entre o sexo feminino (25,4%) e masculino (25,9%). Quando separados por faixa etária, foi encontrada maior prevalência de excesso de peso entre os adolescentes de 10 a 14 anos (28,0%). Não foi encontrada relação entre o excesso de peso e os indicadores socioeconômicos. Tais resultados evidenciam alta prevalência de excesso de peso entre os adolescentes, e podem subsidiar políticas públicas, visto os vários efeitos adversos à saúde causados pela obesidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.