Influência da Estrutura da Vegetação sobre a Abundância, Riqueza e Composição de Aranhas em uma Floresta Ombrófila Aberta com Bambu (Guadua weberbaueri) no Leste do Acre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n2p%25pResumo
As aranhas são consideradas importantes componentes dos ecossistemas florestais e aparentam ser organismos ideais para estudos de padrões de biodiversidade. Porém, a região Sudoeste Amazônica é pouco amostrada em relação à sua araneofauna, carecendo de inventários padronizados que possam servir de base para estudos de biodiversidade. Este trabalho avaliou os efeitos da estrutura de uma Floresta Ombrófila Aberta com Bambu (Guadua weberbaueri) sobre a abundância, a composição e a riqueza de espécies de estabelecidas ao longo da trilha de 5 km, na Fazenda Experimental Catuaba, Senador Guiomard, Acre. As coletas foram efetuadas em 2012 por duas pessoas, sendo, 10 dias na estação chuvosa (abril) e 10 dias na seca (agosto). A amostragem das aranhas foi realizada no sistema de parcelas permanentes do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), envolvendo 10 amostras de 100 x 10 m distribuídas ao longo de uma trilha de 5 km, equidistantes 500 m. A estrutura da vegetação foi avaliada através do número de colmos de bambu, densidade de árvores, serapilheira e troncos mortos. Com um esforço de amostragem de 240 amostras, sendo 20 através de guarda-chuva entomológico, 20 através de coleta manual noturna e 200 utilizando pitfall trap, 210 morfoespécies e 33 famílias foram registradas num universo de 2022 indivíduos. Araneidae, Theridiidae e Ctenidae foram os grupos mais abundantes e essa variável está positivamente correlacionada com a riqueza (r = 0,79; p =0,0063) e a estrutura da vegetação não influenciou na escala local, a estrutura da assembleia de aranhas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.