Avaliação Clínica de Restaurações Diretas do Tipo Classe IV em Resina Composta Realizadas em Dentes Anteriores Traumatizados
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n2p%25pResumo
A avaliação clínica de restaurações em dentes anteriores torna-se essencial, devido à atual valorização estética e funcional por parte dos pacientes, no que diz respeito à aparência do sorriso e manutenção da saúde bucal. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação clínica de restaurações diretas, do tipo classe IV, em resina composta, realizadas em dentes que sofreram traumatismo. A amostra foi constituída de 30 restaurações do tipo classe IV, em resina composta, obtidas a partir da seleção de pacientes que anteriormente passaram por tratamento restaurador no projeto de extensão C.E.M.Trau - Centro Especializado Maringaense de traumatologia dentoalveolar da Universidade Estadual de Maringá - UEM no período de 2005 a 2012. Cada restauração foi classificada com um escore (Alfa, Bravo, Charlie ou Delta), segundo os critérios modificados de Ryge: descoloração da margem cavo-superficial, forma anatômica, textura superficial, contato interproximal, integridade marginal e cárie secundária. Os dados foram submetidos ao teste qui-quadrado (p<0,05). Quanto à classificação geral, 83,3% das restaurações apresentaram desempenho clínico satisfatório (escore Alfa ou Bravo). As restaurações classificadas como insatisfatórias (16,7%) receberam escore Charlie ou Delta e obtiveram o fracasso clínico, decorrente principalmente de cárie secundária (6,7%) e textura superficial (6,7%). A maioria das restaurações avaliadas neste estudo apresentou desempenho clínico satisfatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.