Investigação da fadiga muscular respiratória após exercício em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.1999v1n1p%25pResumo
Este estudo tem por objetivo investigar se os exercícios que compõem o protocolo fisioterápico utilizado para tratamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (protocolo-DPOC), utilizado pelo Setor de Fisioterapia do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, provoca ou não fadiga da musculatura respiratória. Três grupos de pacientes foram estudados: DPOC treinado (T) com 8 pacientes (4 F e 4 M, idade 55 ± 5,5 anos), DPOC não treinado (NT) com 4 pacientes (2 F e 2 M, idade 61,0 ± 7,4 anos) e Normal (grupo controle - NL) com 9 indivíduos (6 F e 3 M, idade 56,0 ± 3,9 anos). Todos tiveram a função pulmonar avaliada através da Espirometria (CVF, VEF1, PEF e VVM) e das Pressões Respiratórias Máximas (PImáx e PEmáx) antes e após a realização de uma sessão de tratamento fisioterápico (protocolo-DPOC). Após a execução dos exercícios não foram verificadas alterações significativas nos valores espirométricos e nas pressões respiratórias. Conclusão: os exercícios do protocolo-DPOC demonstraram não provocar fadiga da musculatura respiratória, pois após sua aplicação não houve alterações dos valores de força ou resistência da musculatura respiratória.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.