Reabilitação fonoaudiológica em grupo de pacientes afásicos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2000v2n1p%25pResumo
O presente trabalho objetiva demonstrar a importância do mediador na reabilitação do paciente afásico, proporcionando reflexões sobre o trabalho em grupo, verificando a viabilidade de o prognóstico ser favorável ou não no que se refere á reabilitação da linguagem em pacientes afásicos inseridos em terapias de grupo. A visão contextualiza do afásico, neste trabalho, não se restringe á linguagem, mas as próprias dimensões que o grupo social confere á sua perda e á consequente possibilidade de reabilitação, além da recuperação do indivíduo. Desta forma, devemos pensar na proposta de um modelo de reabilitação, além da recuperação da linguagem. Em outras palavras, na busca de melhoria de qualidade de vida desses indivíduos. Nos resultados obtidos, foi comprovada eficiência da intervenção terapêutica fonoaudiológica em grupo, a qual não deve substituir e sim complementar a terapia individual, pois na terapia em grupo os pacientes possuem oportunidades de aplicação de novas habilidades de comunicação a contexto de conversão, sendo esta medida pela terapeuta que auxilia a participação destes na conversação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.