Estudo de Caso: Uso de Estratégias de Educação em Saúde Visando Facilitar a Identificação de Medicamentos para um Paciente Idoso, Analfabeto, Hipertenso e Diabético

Autores

  • Tânia Cristina Freitas Barbosa
  • Naiara Barros Polita
  • Eleine Aparecida P. Martins Nonino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2008v10n1p%25p

Resumo

As doenças crônico-degenerativas como hipertensão e diabetes requerem intensas mudanças no estilo de vida e disciplina na utilização dos medicamentos para o controle. Diversos idosos apresentam dificuldades no tratamento dessas doenças. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar estratégias alternativas de educação em saúde para restabelecer o controle da hipertensão e diabetes de um idoso analfabeto. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. Foi confeccionada uma “caixa ilustrada de medicamentos” visando facilitar a identificação dos medicamentos e administração dos mesmos. As intervenções permitiram a adesão à terapia medicamentosa e restabeleceram o controle das doenças.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

1.
Barbosa TCF, Polita NB, Nonino EAPM. Estudo de Caso: Uso de Estratégias de Educação em Saúde Visando Facilitar a Identificação de Medicamentos para um Paciente Idoso, Analfabeto, Hipertenso e Diabético. J. Health Sci. [Internet]. 6º de julho de 2015 [citado 3º de julho de 2024];10(1). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/1537

Edição

Seção

Artigos