Caracterização das Alterações Posturais dos Cuidadores do PSF da Unidade de Saúde do Ouro Branco/Londrina
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2008v10n1p%25pResumo
No trabalho em apoio as Equipe Saúde da Família, a fisioterapia atua no atendimento domiciliar de pacientes dependentes, e tem observado as necessidades de seus cuidadores. Este artigo busca conhecer o perfil destes cuidadores, os fatores que aumentam os riscos dos problemas posturais, e as incapacidades que podem limitar sua ação. Através de um estudo transversal, de caráter descritivo exploratório, foram entrevistados 39 cuidadores de 35 pacientes dependentes, de Agosto a Setembro de 2005, em uma unidade de saúde de Londrina, Paraná. A maioria dos cuidadores são mulheres (90%), com idade superior a 50 anos(62,8%) e destinam mais de 9 horas por dia nos cuidados. Dentre as queixas de dores observou-se predomínio de lombalgias (56,4%). Os resultados desta pesquisa sugerem que a forma de exercer os cuidados esteja relacionado ao aparecimento dos transtornos posturais no cuidador, visto que, o mesmo assume funções para as quais não foi preparado e freqüentemente as executa de forma inadequada. Estes possíveis transtornos posturais podem ser abordados por intermédio de programas que incluam orientações sobre noções ergonômicas pela Equipe de Saúde da Família e Fisioterapia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.