Identificando Mecanismos de Estimulação da Integralidade da Atenção em Clínicas de Ensino Odontológico: o Papel da Mudança Curricular
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2009v11n2p%25pResumo
A integralidade pressupõe uma prática de saúde que supere o modelo biomédico. O período de transformações por que passa a odontologia tem na mudança curricular da graduação um de seus maiores desafios. Este trabalho objetiva identificar mecanismos capazes de favorecer a integralidade da atenção no contexto da mudança curricular do curso de odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO-UFG). Constitui um estudo descritivo, transversal, mediante revisão de literatura e análise documental. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada análise comparativa de Ficha Clínica e Programa de Aprendizagem das disciplinas de Clínica Integrada (CI) e Clínica de Atenção Básica (CAB), sendo a primeira pertencente ao currículo antigo e, a segunda da nova matriz curricular. Na Ficha Clínica da CAB o aluno conduz a anamnese, plano orçamentário e TCLE – que não são passíveis de realização através da Ficha Clínica da CI. O Programa de Aprendizagem da CAB expressa detalhadamente os conteúdos a serem estudados, os procedimentos educativos e avaliativos. Já o equivalente da CI apenas indica tópicos no cronograma. Outros mecanismos foram identificados. Conclui-se que os primeiros mecanismos construídos a partir da mudança curricular da FO-UFG favorecem a implementação da integralidade segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.