Identificando Mecanismos de Estimulação da Integralidade da Atenção em Clínicas de Ensino Odontológico: o Papel da Mudança Curricular

Autores

  • Byron Daia Barreto Júnior
  • Josemar Martins Ferreira
  • Marcondes Sena Filho
  • Naiara de Paula Ferreirac
  • Natasha Amorim Brandão
  • Stéfano de Florenzano
  • Talita Souza Dantas
  • Dais Gonçalves Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2009v11n2p%25p

Resumo

A integralidade pressupõe uma prática de saúde que supere o modelo biomédico. O período de transformações por que passa a odontologia tem na mudança curricular da graduação um de seus maiores desafios. Este trabalho objetiva identificar mecanismos capazes de favorecer a integralidade da atenção no contexto da mudança curricular do curso de odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO-UFG). Constitui um estudo descritivo, transversal, mediante revisão de literatura e análise documental. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada análise comparativa de Ficha Clínica e Programa de Aprendizagem das disciplinas de Clínica Integrada (CI) e Clínica de Atenção Básica (CAB), sendo a primeira pertencente ao currículo antigo e, a segunda da nova matriz curricular. Na Ficha Clínica da CAB o aluno conduz a anamnese, plano orçamentário e TCLE – que não são passíveis de realização através da Ficha Clínica da CI. O Programa de Aprendizagem da CAB expressa detalhadamente os conteúdos a serem estudados, os procedimentos educativos e avaliativos. Já o equivalente da CI apenas indica tópicos no cronograma. Outros mecanismos foram identificados. Conclui-se que os primeiros mecanismos construídos a partir da mudança curricular da FO-UFG favorecem a implementação da integralidade segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). 

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

1.
Barreto Júnior BD, Ferreira JM, Sena Filho M, Ferreirac N de P, Brandão NA, de Florenzano S, et al. Identificando Mecanismos de Estimulação da Integralidade da Atenção em Clínicas de Ensino Odontológico: o Papel da Mudança Curricular. J. Health Sci. [Internet]. 6º de julho de 2015 [citado 23º de novembro de 2024];11(2). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/1484

Edição

Seção

Artigos