Estudo Retrospectivo das Fraturas do Esqueleto Apendicular de Cães Atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Norte do Paraná (Unopar) no Período de Janeiro de 2007 a Março de 2009
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2010v12n2p%25pResumo
As afecções ortopédicas correspondem a aproximadamente 1/2 de todos os atendimentos clínicos da rotina veterinária dos pequenos animais, na qual se destacam a fraturas. Assim objetivou-se identificar as causas mais frequentes e ossos comumente acometidos de fraturas e desta forma, poder relacioná-las as características dos pacientes traumatizado atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Para a realização deste estudo retrospectivo foi feito levantamento do arquivo radiográfico do HV/UNOPAR. compreendendo todos os exames realizados no período de janeiro de 2007 até março de 2009, totalizando 478 exames radiográficos (de diversas regiões anatômicas). As fraturas acometendo o sistema apendicular dos caninos são comuns na rotina clinico cirúrgica do HV/UNOPAR e geralmente ocasionadas por atropelamento em consequência da vida livre destes animais e frequente falta de supervisão por parte dos proprietários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.