O Cuidado de Enfermagem a Vítimas de Traumas Múltiplos: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n1p%25pResumo
O paciente vítima de múltiplos traumas atendido em um unidade de emergência requer cuidados iniciais específicos, bem como ações rápidas e efetivas. Dessa forma, o profissional de saúde, ao atendê-lo, necessita realizar uma avaliação integral e, ao mesmo tempo, objetiva do politraumatizado, estabilizando as funções vitais e reduzindo os danos. A prática baseada em evidências é uma abordagem que preconiza a utilização de resultados de pesquisas na prática clínica, sendo a revisão integrativa um de seus recursos. Dessa forma, tal processo foi empregado neste estudo com o objetivo de avaliar as evidências disponíveis sobre os fatores presentes no processo de enfermagem na unidade de emergência, com foco principal nos diagnósticos. Para a seleção dos artigos, utilizou-se a base de dados LILACS. A amostra desta revisão se constituiu de 16 artigos, selecionados em 3 etapas: leitura dos títulos, leitura dos resumos e dos que se encontravam disponíveis na íntegra em meio eletrônico, apresentando menos de 5 anos de publicação. Após análise dos artigos, como resultado dos estudos, identificou-se a escassez de pesquisas, em nível latino americano, direcionadas a esse tema. Dentro dos artigos encontrados, tangentes aos principais diagnósticos dos pacientes vítimas de múltiplos traumas, constituindo o tema foco, foram encontrados os seguintes diagnósticos de enfermagem: risco para infecção, risco de volume de líquidos deficiente, dor aguda, integridade tissular prejudicada, volume de líquidos deficiente, troca de gases prejudicada e risco para trauma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.