Relationship Between Two Instruments for Assessing Activities of Daily Living in Adults with Asthma: Self-Report Vs Objective Protocol
Abstract
Abstract
Asthma is considered a chronic disease, with obstructive characteristics and its effects can harm important aspects of the daily lives of individuals with the disease, who report having limitations in carrying out activities of daily living (ADL). Aim: Verify whether self-reported limitations of ADL correlate with performance in a protocol that objectively assesses this same outcome in adults with asthma. Methods: This was a cross-sectional study composed of adults with asthma. Individuals were assessed for general and anthropometric data, lung function (spirometry), disease control (Asthma Control Test), functional capacity (6-minute walk test, 6MWT) and ADL were objectively evaluated by the Glittre-ADL test objective protocol, circuit performed at maximum speed, with walking activities, going up and down stairs, moving objects on a shelf and carrying a backpack with fur on the back and London Chest Activity of Daily Living questionnaire (LCADL) questionnaire that aims to verify limitations in AVDS due to dyspnea. Sixty-two patients were evaluated, 69,4% female, aged 42±14 years, BMI 28±7kg/m2, FEV1 2.4±0.7 liters and 6MWT 563±89 meters. The assessments of total scale LCADL and its domains showed significant correlations with the Glittre-ADL test (0.263<r<0.494, p<0.039). Conclusion: It is concluded that the self-report of ADL limitations correlates weakly to moderately with the performance of the Glittre-ADL protocol in adults with asthma.
Keywords: Asthma, Activities of Daily Living, Exercise, Evaluation of Research Programs and Tools.
Resumo
Introdução: A asma é considerada uma doença crônica de característica obstrutiva. Seus efeitos podem prejudicar aspectos importantes da vida diária dos indivíduos com a doença que relatam possuir limitações na realização das atividades de vida diária (AVDs). Objetivo: Verificar se o auto-relato de limitações das AVDs se correlaciona com o desempenho em um protocolo que avalia este mesmo desfecho de forma objetiva em adultos com asma. Métodos: Este foi um estudo transversal composto por adultos com asma. Os indivíduos foram avaliados quanto aos dados gerais e antropométricos, função pulmonar (espirometria) , controle da doença (Asthma Control Test), capacidade funcional (teste da caminhada de 6 minutos, TC6min) e AVDs foram avaliadas de forma objetiva pelo Glittre-ADL Test,circuito realizado em velociadade máxima, com atividades de caminhada, subir e descer escadas, mover objetos em uma prateleira e carregar um mochila com pelo nas costas e o questionário London Chest Activity of Daily Living (LCADL) questionário que tem como objetivo verificar a limitaçãos nas AVDS por dispneia. Foram avaliados 62 pacientes, 69,4% do sexo feminino, com idade 42±14 anos, altura 1,63±0,09metros, IMC 28±7kg/m2, VEF1 2,4±0,7litros e TC6min 563±89metros. As avaliações da escala LCADL total e seus domínios apresentaram correlações significativas com o teste Glittre-ADL (0,263<r <0,494; p<0,039). Conclusão: Conclui-se que o auto-relato de limitações de AVDs se correlaciona fraca a moderadamente com o desempenho do protocolo Glittre-ADL em adultos com asma.
Palavras-chave: Asma, Atividades Cotidianas, Exercício Físico, Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.